Saúde alerta para o aumento dos casos de dengue em Indaial

Número de pessoas infectadas já é três vezes maior do que o registrado em 2023

Por Roman Raiter 04/03/2024 - 08:14 hs
Foto: Divulgação / CMI

Indaial já registrou, nos primeiros 59 dias do ano, 295 focos do mosquito da dengue e mais de 155 casos da doença.  O número de pessoas infectadas já é três vezes maior do que o registrado durante todo o ano de 2023: 37 casos. 

Os dados foram divulgados pelo secretário municipal de Saúde, Jonatas Mizael Rosembrok, e pela coordenadora do Programa de Controle da Dengue, Aline Machado dos Santos, durante sessão ordinária na Câmara de Vereadores. 

Segundo o secretário, campanhas de conscientização sobre o combate ao mosquito da dengue estão sendo realizadas massivamente “para que as pessoas tenham cada vez mais consciência de cuidar do seu quintal, da sua residência, para que a gente consiga mitigar e até vencer essa guerra contra o Aedes aegypti, que é o transmissor da dengue”.

Para intensificar o combate ao mosquito, o Programa de Controle da Dengue vem tomando algumas medidas, conforme explica a coordenadora Alina. São 121 armadilhas para a coleta de larvas do mosquito, espalhadas em regiões de alta incidência de casos, e cerca de 130 pontos estratégicos que são fiscalizados quinzenalmente. Além disso, os agentes realizam a aplicação de inseticida em áreas com casos positivos da doença.   

Casos do mosquito da dengue estão sendo registrados em todo o município, mas a situação é mais preocupante em 15 áreas dos bairros Benedito, Carijós, Centro, Encano, Encano do Norte, Estados, Estrada das Areias, João Paulo II, Nações, Mulde, Ribeirão das Pedras, Rio Morto, Tapajós e Warnow.